
Nesta quarta-feira se tornou o primeiro marco de uma missão espacial de uma década. Rosetta, foi lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA) em 2004, para acompanhar cometa 67P / Churyumov-Gerasimenko em sua viagem ao redor do sol.
Agora, a Rosetta irá estudar diferentes pontos do cometa, para encontrar um bom lugar para pousar a sonda Philae, uma pequena nave espacial que deve pousar na superfície do cometa em novembro deste ano para fazer medições das propriedades físicas do corpo cósmico.
Juntas, Rosetta e Philae fornecerão aos cientistas a chave para decifrar os mistérios da formação do Sistema Solar, há mais de 4,6 bilhões de anos, e talvez até da origem da vida na Terra. Isso porque cometas como o Churyumov-Gerasimenko são verdadeiros fósseis deste processo. Aglomerados de gelo, poeira, gases e rochas, eles preservam informações sobre a composição e características da imensa nuvem de material que deu origem ao Sol e aos planetas e também pode ter sido a fonte de boa parte de água e moléculas orgânicas que aqui se acumularam bilhões de anos atrás, criando as condições para o surgimento dos primeiros organismos vivos.
- Amanda Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário