terça-feira, 5 de agosto de 2014

Aglomerados de Estrelas.


Recentemente Astrônomos brasileiros descobriram 437 novos aglomerados de estrelas que estavam escondidos  pela poeira do interior de nuvens moleculares. Para buscar os novos aglomerados, os pesquisadores da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) contaram com os dados obtidos pelo telescópio Wise, da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), que é capaz de identificar estrelas muito jovens com o uso de detectores infravermelhos. O estudo foi publicado na revista New Astronomy.
 Os aglomerados estelares se formam após o colapso gravitacional de condensações de gás e poeira no interior de nuvens moleculares gigantes. Essas condensações têm núcleos densos e ao colapsarem formam estrelas, que nascem em aglomerados. importante para entender como esses objetos se formam e evoluem  é necessário para a compreensão da estrutura , formação e evolução das galaxias.
esses aglomerados , muitos estão em fase de formação  e ainda se encontram imersos na nuvem molecular embrionaria , os objetos descobertos  serão no futuro usado como  fonte para estudos , ajudando a responder sobre a formação estelar e origens de sistemas planetários.
Victor Bruno B.

2 comentários:

  1. Victor , qual a relação entre colapso gravitacional e a formação dos aglomerados estelares ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, bem a expressão colapso gravitacional é um fenômeno de contração sobre si mesmo de um qualquer objecto celeste de grande massa provocado pela força da gravidade, isto é, pelo seu próprio peso. Este fenômeno pode acontecer, por exemplo, quando uma nuvem de gás inter-estelar cede ao seu próprio peso originando uma estrela ou um planeta.Acontecendo vários colapsos formando os aglomerados de estrelas(estelares) .

      Excluir