O telescópio NuSTAR (Nuclear Spectroscopic Telescope Array) da NASA capturou um evento extremo e raro em torno de um buraco negro supermassivo. Uma fonte de raio-X que fica perto do buraco negro, chamada corona, mudou-se para mais perto do buraco negro ao longo de um período de poucos dias.
"A corona recentemente colapsou na direção do buraco negro, o que fez com que a intensa gravidade do buraco negro puxasse toda a luz para o seu disco envolvente, onde o material espirada para dentro." Afirma Michael Parker do Instituto de Astronomia de Cambrigde, Reino Unido.
A medida que a corona se aproximou do buraco negro, a gravidade dele exerceu um puxão forte sobre os raios-X emitidos pela corona. O resultado, além da magnífico, foi um borrão e alongamento da luz de raios-X. Alguns eventos como esse já aconteceram anteriormente mas nunca a este grau com tantos detalhes. Buracos negros supermassivos são pensados para residir nos centros de todas as galáxias. Alguns são mais massivos e giram mais rápidos que outros.
O buraco negro conhecido como Markarian 335 (Mrk 335) é de cerca de 324 milhões de anos luz da Terra, na direção da constelação de Pegasus. O buraco negro é cerca de 10 milhões de vezes a massa do nosso sol, ele gira tão rápido que o espaço e o tempo são arrastados com ele. Mesmo que um pouco de luz caia em um buraco negro supermassivo é para nunca mais ser visto novamente, outra fonte de luz de alta energia emana tanto a coroa e o disco de acreção ao redor do material superaquecido.
"Nós ainda não entendemos exatamente como a corona é produzida ou por que ela muda de forma, mas nós a vemos iluminando material em torno do buraco negro, o que nos permite estudar as regiões tão próximas em que os efeitos descritos pela teoria da relatividade geral de Einstein tornam-se proeminentes." Disse, NuSTAR, Investigador Principal Fiona Harrison, do Instituto de Tecnologia da Califórnia.
O gráfico na imagem abaixo mostra dados capturados pelo NuSTAR da NASA, mostrando os raios-X emitidos por regiões perto do buraco negro supermassivo, Markarian 335.
- Mikaele Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário